08 maio 2014

Dicionário de Comunicação: escolas, teorias e autores

Livro reúne verbetes escritos por pesquisadores em comunicação.

A editora Contexto está lançando em maio o livro Dicionário de Comunicação: escolas, teorias e autores. Trata-se da reunião de verbetes escritos por pesquisadores em comunicação e a professora Christa Berger, integrante do Grupo de Pesquisa Estudos em Comunicação (GPJor) é uma das organizadoras.

Sinopse


Este Dicionário de comunicação, escrito por especialistas de todo o Brasil, reúne questões e referências fundamentais. Funciona, dessa forma, como uma ferramenta valiosa para pensar a Comunicação hoje. Os 65 verbetes combinam informação e reflexão acerca dos principais autores, escolas e teorias da área.

Os verbetes relativos às escolas e às teorias contextualizam a origem, os momentos mais importantes e sua evolução. Já aqueles relativos aos autores destacam os estudiosos cujas obras e ações promoveram e ainda promovem contribuições expressivas para o campo da comunicação.

Este dicionário é, assim, abrangente, crítico, histórico e atento à estrutura conceitual organizativa da área. Além disso, inclui, na estrutura dos verbetes, as repercussões brasileiras, discutindo de que forma essas referências estão presentes nos estudos comunicacionais realizados no país. A obra foi concebida e sistematizada pelo Centro de Altos Estudos da ESPM.

(Texto: Felipe de Oliveira, com informações de Editora Contexto / Imagem: reprodução)



Nenhum comentário: