15 julho 2013

Seminário de Tese 2013: Doutorandos falam sobre suas pesquisas em outubro


Atividade de avaliação e debate sobre andamento das investigações de Antonia Costa, Carmen Abreu e Felipe de Oliveira (foto) ocorrerá durante encontro do GPJor.


Já estão definidas data e dinâmica de realização do Seminário de Tese da Linha de Pesquisa 2 – Linguagem e Práticas Jornalísticas em 2013. Será no dia 09 de outubro, a partir das 14 horas, em reunião do Grupo de Pesquisa Estudos em Jornalismo (GPJor). Quem informa é a professora Dra. Beatriz Marocco, depois da decisão tomada em conjunto com os outros dois professores da LP2 – Dra. Christa Berger e Dr. Ronaldo Henn.

Os doutorandos Antonia Costa, Carmen Abreu e Felipe de Oliveira falarão sobre o andamento de suas pesquisas e terão a oportunidade de colher críticas e sugestões de professores e colegas. Os três estão no segundo ano do curso. São convocados a participar todos os integrantes da LP2.

O Seminário de Tese é uma atividade obrigatória das linhas de pesquisa, conforme o regimento do curso de doutorado do PPG em Ciências da Comunicação da Unisinos, e antecede a banca de qualificação. É realizado, normalmente, no segundo ano de doutoramento.

Dinâmica de trabalho - Os trabalhos serão divididos em três segmentos de uma hora cada. O doutorando terá 20 minutos para apresentação da sua pesquisa; os professores, em seguida, poderão ocupar 20 minutos para comentários; e, por fim, a discussão aberta com o grupo ocupará os 20 minutos restantes.

Cada doutorando deve produzir um texto, na forma de artigo científico, em acordo com as normas da ABNT, de aproximadamente 30 mil caracteres, relatando o estágio atual de suas pesquisas e apontando para as próximas etapas. O prazo para encaminhamento do texto por e-mail aos professores e demais integrantes da linha termina no dia 23 de setembro.

As pesquisas

Antonia Costa investiga jornalismo ambiental e seu projeto de tese tem o título provisório A democratização da comunicação e o jornalismo ambiental: estudo da produção dos programas radiofônicos na Rede de Notícias da Amazônia. Ela é orientada pela professora Christa Berger.

Sob o título provisório Jornalismo, política e consolidação da democracia no Brasil, o projeto de Carmen Abreu dedica-se a pensar o tema a partir dos desdobramentos da criação da Comissão da Verdade, que investiga acontecimentos da ditadura militar. Também é orientada por Christa Berger.

Orientado pelo professor Ronaldo Henn, Felipe de Oliveira pesquisa a representação dos movimentos de ocupação global pelo jornalismo. O título provisório do projeto de tese é Movimentos em rede e ocupação do espaço público: limites e possibilidades ante a crise do jornalismo.

---
(Texto: Felipe de Oliveira / Fotos: reprodução do Facebook)

Nenhum comentário: