27 maio 2013

“A explosão do jornalismo”: GPJor discute implicações da internet nas práticas das redações


Terceiro encontro do ano terá discussão sobre o livro de Ignacio Ramonet, jornalista e ex-diretor do Le Monde Diplomatique, lançado no Brasil em 2012.

“Estamos em um momento em que o jornalismo está explodindo, literalmente explodindo, essencialmente porque recebeu o impacto da internet”. 

A afirmação é do jornalista e diretor do Le Monde Diplomatique, da França, Ignacio Ramonet, em evento de lançamento do livro A explosão do jornalismo. Das mídias de massa à massa das mídias, na Universidade de Havana, em Cuba, no final de 2011. 

Lançada no Brasil no ano passado pela editora Publisher, a obra que trata dos impactos da rede sobre as práticas das redações ocupa a pauta do terceiro encontro do Grupo de Pesquisa Estudos em Jornalismo (GPJor) em 2013. Será no dia 12 de junho (quarta-feira), às 17h15min, numa das salas de aulas do PPG em Ciências da Comunicação da Unisinos.

DINÂMICA - A dinâmica do encontro prevê, no início, a apresentação dos principais eixos de reflexão suscitados pelo trabalho de Ramonet. Os responsáveis por fazê-la são os alunos que ingressaram no curso de doutorado na turma de 2012: Antonia Costa, Carmen Abreu e Felipe de Oliveira; eles terão 45 minutos. Em seguida, o debate será aberto aos demais membros do GPJor. 

O grupo é composto pelos professores da Linha de Pesquisa 2 - Linguagem e Práticas Jornalísticas, Dra. Beatriz Marocco, Dra. Christa Berger e Dr. Ronaldo Henn, e reúne estudantes de mestrado e doutorado, além de ex-alunos da Unisinos e convidados de outras instituições (saiba mais na seção Quem Somos).

A obra

"O planeta mídia está sofrendo um traumatismo de amplitude inédita. O impacto do ‘meteorito internet’, semelhante àquele que fez desaparecer os dinossauros, tem provocado uma mudança radical de todo o ‘ecossistema midiático’ e a extinção massiva dos jornais da imprensa escrita.” É com essa reflexão que o jornalista e ex-diretor do Le Monde Diplomatique, Ignacio Ramonet, inicia seu novo livro: A explosão do jornalismo. Das mídias de massa à massa das mídia.

FONTE: editora Publisher.

---

(Texto: Felipe de Oliveira / Imagem: reprodução)

Nenhum comentário: