08 novembro 2012

GPJor marca presença no simpósio da ABCiber


Quatro integrantes do grupo de pesquisa apresentaram trabalhos no evento que ocorreu na Universidade Feevale, em Novo Hamburgo (RS).


Terminou nesta quinta-feira, dia 08, o VI Simpósio Nacional da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (ABCiber), na Universidade Feevale, em Novo Hamburgo (RS). E o Grupo de Pesquisa Estudos em Jornalismo (GPJor) marcou presença no evento que começou na terça, 06.

Quatro estudantes apresentaram trabalhos. O doutorando Felipe de Oliveira produziu artigo em co-autoria com a jornalista Vanessa Hauser, mestre em Jornalismo pela UFSC. Já os mestrandos Kellen Höehr, Pedro Barbosa e Taís Seibt apresentaram trabalhos individuais. Todos participaram do eixo temático 2. Jornalismo, Mídia Livre e Arquitetura da Informação.

Resumos

É off, mas é on: Possibilidades dialéticas na semiosfera jornalística contemporânea

Felipe de Oliveira; Vanessa Hauser

RESUMO
O artigo propõe uma reflexão acerca da semiosfera jornalística contemporânea composta por jornais cujas edições impressa (off-line) e digital (online) convivem. Para tanto, coteja teorias mobilizadas e inferências produzidas por pesquisas de mestrado desenvolvidas em programas de pós-graduação em Ciências da Comunicação e em Jornalismo na Unisinos (RS) e na UFSC. A partir do material empírico decorrente de exercício etnográfico empreendido na redação do jornal Zero Hora (RS), em 2011, estimula-se o debate à luz do conceito de dialética e da semiótica como inspiração. Postula-se, nesse contexto, haver uma dialética das práticas jornalísticas proporcionada pela presença da internet nas redações.

PALAVRAS-CHAVE
Jornalismo; internet; dialética; semiótica; Zero Hora.

---

Os ciberacontecimentos e a construção de narrativas coletivas no Twitter

Kellen Mendes Höehr

RESUMO
O trabalho tem por objetivo observar como acontece o processo de construção das narrativas coletivas no Twitter, através da análise dos fluxos da rede social, pelo perfil de Luiza Rabello, que passou a ser conhecida pela frase “Menos Luiza que está no Canadá” e da apropriação das mensagens por meios jornalísticos. Observou-se que a ação dos atores na rede social foi a responsável por desencadear o fluxo e acelerar a velocidade das informações frente aos veículos jornalísticos, além de criar diversas narrativas que foram traduzidas nos portais de notícias e posteriormente recicladas pelos usuários do Twitter.

PALAVRAS-CHAVE
Twitter; ciberacontecimentos; fluxos; jornalismo; narrativas

---

A fabricação do acontecimento na web O caso A Voz do Rio Grande e o ambiente virtual

Pedro da Silva Barbosa

RESUMO
Este estudo busca examinar a fabricação do acontecimento no ambiente web, considerando a utilização das práticas jornalísticas para a produção de factoides. Para tal, foi utilizado como objeto de pesquisa o caso “A Voz do Rio Grande”, programa radiofônico transmitido na internet, pela primeira vez, no dia 28 de maio de 2012 – resultado de uma parceria entre a Rádio Gaúcha AM/FM e o site fictício de notícias O Bairrista –, e os seus desdobramentos na internet. Através da Análise de Caso, com especial atenção à Análise de Conteúdo para examinar as publicações no Twitter, buscou-se a reflexão sobre os delizamentos de sentido que ocorrem nos discursos na internet. A pesquisa discute como a velocidade, que caracteriza o meio, fez circular diversos sentidos, no instante em que ele irrompe com a barreira do real.

PALAVRAS-CHAVE
Jornalismo; internet; acontecimento; Rádio Gaúcha; A Voz do Rio Grande.

---

100 mil fãs no Facebook: uma abordagem do jornalismo como tema cibercultural

Taís Seibt

RESUMO
Este artigo discute o uso jornalístico de mídias sociais como objeto da cibercultura, a partir da análise da repercussão dada pelo jornal Zero Hora, de Porto Alegre, ao fato de ter atingido a marca de 100 mil curtidores em sua fanpage no Facebook. A abordagem parte de considerações propostas principalmente por Erick Felinto acerca da delimitação dos objetos da cibercultura no horizonte dos estudos de comunicação com vistas a uma problematização do atravessamento dos produtos e processos de produção jornalística pela formação cultural do ciberespaço.

PALAVRAS-CHAVE
Jornalismo; Cibercultura; Mídias sociais; Capital social.

---

(Texto: Felipe de Oliveira / Imagem: reprodução)


Nenhum comentário: