12 outubro 2012

Professores expõem estágio de suas pesquisas

Pauta do encontro de outubro prevê discussão sobre investigações empreendidas pelos professores coordenadores do GPJor.


A pauta do encontro de outubro do Grupo de Pesquisa Estudos em Jornalismo (GPJor) será dedicada à pesquisa dos professores coordenadores. Beatriz Marocco, Christa Berger e Ronaldo Henn falarão aos membros sobre o estágio atual das investigações que estão empreendendo atualmente. A reunião ocorre na próxima segunda-feira, dia 22, às 14h, nas salas de aula do PPG em Ciências da Comunicação da Unisinos.

No encontro do mês passado (foto), as doutorandas Beatriz Sallet e Karine Vieira passaram pelo Seminário de Tese. Ambas falaram sobre o andamento de suas pesquisas e projetaram as próximas etapas. Ouviram críticas e sugestões dos professores e dos colegas de grupo. Houve ainda uma confraternização em razão da passagem do aniversário dos três professores, que comemoram as datas em setembro.

PRÓXIMO ENCONTRO - A última reunião do ano prevê a discussão sobre o andamento das pesquisas dos mestrados que ingressaram na linha de pesquisa Linguagem e Práticas Jornalísticas em 2012. Será no dia 19 de novembro, segunda-feira, às 14h. Não se trata de uma etapa regular do curso, mas é uma tradição do GPJor; uma oportunidade para que os estudantes colham sugestões à segunda metade de suas investigações.

As pesquisas

O controle discursivo que toma forma e circula nas práticas jornalísticas (2010 – 2013)

O presente projeto de pesquisa pretende fazer uma análise do exercício do jornalismo e de suas práticas. Para tanto, propõe como ponto de partida a realização de entrevistas (Morin, 2000) com jornalistas que iluminem os procedimentos de controle discursivo que internalizaram e que fazem funcionar ininterruptamente no continente de uma espécie de pedagogia do jornalismo. Procedimentos externos, internos e nem totalmente externos nem internos (Foucault, 1996, Dent, 2008) delimitam o dizível: o que é permitido e o que é proibido nas ações dos jornalistas para que possam operar em uma ordem do discurso jornalístico, identificada com o presente que nos cerca e sob a égide de um regime de verdade que faz o jornalismo ser como ele é. Os conceitos de Foucault sobre formação discursiva, práticas, verdade, controle discursivo, entre outros, associadas ao empírico permitem que se possa deslocar o lugar da verdade do discurso acadêmico sobre o jornalismo para o âmbito do saber em que se pode analisar com acuidade a racionalidade das práticas e da formação discursiva jornalística.

Da circulação de saberes: jornalismo e ciências sociais (2012 – 2016)

Adotando como marco teórico estudos sobre o conhecimento, sobre a vida cotidiana e sobre o acontecimento, este projeto tem por objetivo investigar os desdobramentos dos saberes produzidos pelo discurso jornalístico nas formulações de cientistas sociais sobre a vida na sociedade contemporânea. Utilizam-se estudos já concluídos sobre coberturas jornalísticas e examinam-se matérias publicadas em jornais buscando referências que deem a conhecer como o mundo é narrado pelos jornalistas. Em outra direção, procura-se identificar na bibliografia de cientistas sociais publicados no Brasil marcas de incorporação do discurso jornalístico em suas análises acerca da sociedade contemporânea. O movimento da passagem da atualidade para o presente, ou do jornalismo para as ciências sociais, inscreve-se no desejo de aprofundar a hipótese perseguida desde projeto anterior, de que o jornalismo, ao capturar o tempo do instante, capta o espírito do agora e, assim, contribui para o reconhecimento do presente.

As transformações do acontecimento no webjornalismo (2010 – 2013)

A pesquisa propõe-se a investigar configurações de acontecimentos no webjornalismo. Parte-se do pressuposto de que já exista uma especificidade de acontecimento que atende as lógicas da web, principalmente aqueles cuja produção e difusão se dão a partir de plataformas e ferramentas digitais e online. Será feito monitoramento de três portais noticiosos de expressão nacional (UOL, Terra, G1) com a observação e catalogação das matérias que ganham destaque nos espaços mais nobres. O material será classificado através de categorias cuja construção obedecerá a critérios estabelecidos pelo próprio levantamento. Com isso pretende-se mapear uma tipologia de acontecimentos na web; identificar os ingredientes que produzem agendamento; categorizar os elementos noticiosos e sua hierarquização; analisar a natureza das ocorrências de maior irradiação; e cotejar as configurações destes processos com as teorias do acontecimento jornalístico constituídas. Do conjunto de material observado serão escolhidos seis casos que merecerão análise em profundidade orientada por pressupostos semióticos. A união dos dois procedimentos tende a proporcionar um quadro horizontal e vertical que revele tanto a superfície do processo de construção do acontecimento quanto os estados interiores em que ele se articula. A pesquisa prevê publicação de livro com os resultados e mais seis artigos referentes a cada análise em profundidade proposta.

(Texto: Felipe de Oliveira / Foto: Juliana Campos Chaves)

Nenhum comentário: