23 outubro 2012

Livro discute a entrevista na prática jornalística e na pesquisa acadêmica

Coletânea organizada por integrante do GPJor debate sobre os modos de pensar a entrevista e com a entrevista

A professora Beatriz Marocco, do GPJor, participará da mesa A academia na praça, durante a 58ª Feira do Livro de Porto Alegre. A palestra terá as também professoras Gínia Maria Gomes, da UFRGS, e Maria Eunice Moreira, da PUCRS, e mediação de Clô Barcellos.

A atividade, que se inicia às 18h, na Sala Oeste do Santander Cultural, será sucedida pelo lançamento de três obras publicadas pela Libretos, sob o selo Universidade. Dentre elas, Entrevista - Na prática e na pesquisa organizado pela professora Beatriz Marocco. A sessão de autógrafos acontece no térreo do Memorial do Rio Grande do Sul, às 20h.


O livro

O livro Entrevista - Na prática e na pesquisa (Libretros, 2012) é o segundo produzido no âmbito da pesquisa O controle discursivo que toma forma e circula nas práticas jornalísticas, desenvolvida sob a coordenação da professora Beatriz Marocco e o financiamento do CNPq. O anterior, O jornalista e a prática: entrevistas (Editora Unisinos, 2012), reúne entrevistas com 14 jornalistas brasileiros e estrangeiros, enquanto este traz dez artigos de 12 pesquisadores.

As reflexões elaboradas versam sobre a função que pertence por antonomásia ao exercício dos jornalistas, a de entrevistador; também empregada como método de pesquisa por diversas áreas do conhecimento. Os textos da coletânea debatem sobre os modos de pensar a entrevista e com a entrevista.

Tais abordagens foram apresentadas em novembro de 2011 durante o 4º Seminário Aberto de Jornalismo, realizado em conjunto com o Grupo de Pesquisa Estudos em Jornalismo (GPJor / Unisinos / CNPq). Conforme destaca a professora Beatriz Marocco, “o pequeno círculo de estudiosos que se formou aceitou compartilhar entre si experiências variadas e oferecer reflexões para suprir a falta de textos metodológicos importantes, que tem levado o jornalismo a diálogos com outras áreas que trabalham a entrevista”.

Leia Mais


Os autores


A entrevista no jornalismo e na antropologia: pesquisando jornalistas

- Isabel Travancas, professora adjunta da ECO/UFRJ; jornalista, mestre em Antropologia Social pelo Museu Nacional-UFRJ, doutora em Literatura Comparada pela UERJ; fez pós-doutorado no Programa de Pós Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional-UFRJ; é autora dos livros: O mundo dos jornalistas (Summus Editorial, 1993), O livro no jornal (Ateliê Editorial, 2001) e Juventude e televisão (FGV, 2007).

Conversando com jornalistas. A perspectiva do interacionismo simbólico
- Fábio Henrique Pereira, jornalista; professor da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília; doutor em Comunicação pela UnB; autor do livro Jornalistas-intelectuais no Brasil (Summus, 2011); editor do periódico internacional Sobre Jornalismo e subeditor do Observatório Mídia&Política; integra as redes pesquisa Reseau d'études sur le journalisme (REJ) e Grupo de Estudios sobre la profesión periodística.

A entrevista e seus artistas
- Carla Mühlhaus, jornalista, escritora e mestre em Comunicação e Cultura pela ECO/UFRJ, onde defendeu dissertação sobre a entrevista jornalística; Por trás da Entrevista (Record, 2007) é resultado dessa pesquisa orientada por Heloisa Buarque de Hollanda e finalista do prêmio Jabuti.

A entrevista: 1 fundamento, 2 perguntas, 3 condições
- Luiz Cláudio Cunha, autor de Operação Condor – O Sequestro dos Uruguaios: uma reportagem dos tempos da ditadura e Assim morreu Tancredo; foi chefe de redação, em Brasília, das revistas Veja, IstoÉ e Afinal, além dos jornais O Estado de S. Paulo, Jornal do Brasil, Zero Hora e Diário da Indústria e Comércio.

A entrevista e seus personagens
- Rafael Guimaraens, jornalista pela PUC-RS; foi repórter, editor e secretario de redação do Coojornal, da Cooperativa dos Jornalistas de Porto Alegre. No jornal Diário do Sul, do grupo Gazeta Mercantil, atuou como editor de política. É autor de O Livrão e o Jornalzinho (infantil, 1997), Pôrto Alegre, Agôsto 61 (2001), Trem de Volta – Teatro de Equipe (com Mario de Almeida, 2003), Tragédia da Rua da Praia (2005), Teatro de Arena – Palco de Resistência (2007), Abaixo a repressão! (com Ivanir José Bortot, 2008) e A Enchente de 41 (2009).

A entrevista contada: estratégias, procedimentos e formatos
- Maria Jandyra Cavalcanti Cunha, doutora em Linguística pela Faculdade de Ciências Sociais da Lancaster University, Inglaterra, com estudos de pós-doutoramento em Linguística Aplicada (Unicamp) e em Comunicação (UnB). Foi professora do Instituto de Letras da Universidade de Brasília e da Faculdade de Humanidades da West Indies University, no Caribe inglês. Hoje é pesquisadora associada no Programa de Pós-graduação em Comunicação da UnB.

A entrevista, um traçado aberto
- Daisi I. Vogel, jornalista com doutorado em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), instituição onde também atua como professora do Departamento de Jornalismo.

O questionário, a escuta das práticas e os comportamentos regulares no jornalismo
- Angela Zamin, jornalista com doutorado em Ciências da Comunicação pela Unisinos. Integra o Grupo de Pesquisa Estudos em Jornalismo (GPJor /CNPq / Unisinos).

As narrativas de si e os modos de operar na construção das práticas jornalísticas por jornalistas
- Karine Moura Vieira, jornalista, mestre em Comunicação e Informação pela UFRGS, doutoranda em Ciências da Comunicação pela Unisinos, bolsista CAPES, membro do Grupo de Pesquisa Estudos em Jornalismo (GPJor /CNPq / Unisinos).

- Marcia Veiga, jornalista, mestre e doutoranda em Comunicação e Informação pela UFRGS, bolsista CAPES, membro do Grupo de Pesquisa Estudos em Jornalismo(GPJor /CNPq / Unisinos).

- Thaís Furtado, jornalista, doutoranda em Comunicação e Informação pela UFRGS, professora dos cursos de Jornalismo e de Realização Audiovisual da Unisinos.

Entrevista como dispositivo de revelação do saber jornalístico
- Beatriz Marocco, jornalista, pesquisadora e professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Unisinos; é líder do Grupo de Pesquisa Estudos em Jornalismo (GPJor /CNPq / Unisinos); coordenadora da pesquisa “O controle discursivo que toma forma e circula nas práticas jornalísticas”; organizadora da coletânea.

(Texto: Angela Zamin / Imagem: Divulgação)

Um comentário:

Carlos Azevedo disse...

Já fiz o pedido do meu exemplar. Parabens pela pesquisa!