26 outubro 2012

Encontro de novembro discute pesquisas de mestrandos

Estudantes que começaram o curso em 2012 apresentarão o estágio de suas pesquisas, com arguição de doutorandos e professores do GPJor.


O compartilhamento de experiências e a colaboração estão na pauta do último encontro do ano no Grupo de Pesquisa Estudos em Jornalismo (GPJor), marcado para o dia 19 de novembro, às 13h30min. Os mestrandos que ingressaram em 2012 no PPG em Ciências da Comunicação da Unisinos, na Linha de Pesquisa Linguagem e Práticas Jornalísticas, falarão sobre o estágio atual de suas investigações. Em seguida, ouvirão a arguição dos colegas doutorandos e dos professores.

Para o professor Dr. Ronaldo Henn, embora esta não seja uma atividade regimental no curso de mestrado, trata-se de um momento importante para o andamento das pesquisas. “Os resultados nos últimos anos têm sido muito bons. Saem contribuições interessantíssimas para as bancas de qualificação”, argumenta. A ideia surgiu a partir das experiências bem-sucedidas dos Seminários de Tese do doutorado, que, aí sim, estão previstos no regimento do curso.

No encontro do mês de outubro, que ocorreu no dia 22, os professores coordenadores do GPJor falaram sobre suas pesquisas. A professora Dra. Christa Berger (na foto, durante sua exposição) está na fase inicial do projeto Da circulação de saberes: jornalismo e ciências sociais; Henn está na metade do projeto As transformações do acontecimento no webjornalismo; e a professora Dra. Beatriz Marocco conclui o projeto O controle discursivo que toma forma e circula nas práticas jornalísticas.

SEMINÁRIO DE TESE – O encontro de novembro contará também com a reapresentação do trabalho preparado pela doutoranda Beatriz Sallet para o Seminário de Tese. Ela investiga processos de produção no fotojornalismo diante da ambiência constituída pela internet e pelas redes sociais. O título provisório da tese, orientada pelo professor Ronaldo Henn, é As transformações no fotojornalismo a partir das rotinas produtivas.

Dinâmica de trabalho

Cada um dos cinco mestrandos que ingressaram neste ano terá 10 minutos para falar sobre sua pesquisa. Em seguida, um doutorando e um dos três professores terá, cada um, 10 minutos para fazer as arguições. No final, mais 10 minutos serão dedicados ao debate com o grupo. Os doutorandos que farão arguições são: Antônia Costa; Carmen Abreu; Felipe de Oliveira; Karine Vieira; e Luís Fernando Assunção.

Os mestrandos devem produzir um texto com o relato do andamento de suas investigações, de até 12 páginas, com referências bibliográficas, e enviar aos professores até o meio-dia de 14 de novembro.

CONFRATERNIZAÇÃO - No final dos trabalhos, os membros do GPJor reúnem-se para uma confraternização de encerramento do ano, na própria Unisinos. Para confirmar presença é preciso mandar e-mail até o dia 14 de novembro para felipecomunica@gmail.com.

AS PESQUISAS DOS MESTRANDOS*

O enquadramento da notícia pela fotografia: a construção da imagem do cidadão comum nos jornais Zero Hora e Diário Gaúcho
Mestranda: Carina Mersoni / Orientadora: Beatriz Marocco

Além da narrativa jornalística: Um estudo sobre as reportagens de Neide Duarte
Mestrando: Iuri Rodrigues / Orientadora: Beatriz Marocco

Paixão clubística no jornalismo esportivo gaúcho: mais um traço da identidade local
Mestrando: João Paulo Fontoura / Orientador: Ronaldo Henn

A credibilidade jornalística na web - O caso Amim Khader e o ambiente virtual
Mestrando: Pedro Barbosa / Orientadora: Christa Berger

Redação integrada: reconfigurações nas rotinas produtivas do jornal Zero Hora e construção de narrativas jornalísticas convergentes
Mestranda: Taís Seibt / Orientador: Ronaldo Henn

* Os títulos das dissertações ainda são provisórios.

(Texto: Felipe de Oliveira / Foto: Ronaldo Henn)

Nenhum comentário: