20 agosto 2012

Usos sociológicos da entrevista podem ser múltiplos, defende Enrique Santamaría

Professor da Universidade Autônoma de Barcelona é o convidado do V Seminário Aberto de Jornalismo, no PPGCCom da Unisinos.


Começou nesta segunda-feira, dia 20, o V Seminário Aberto de Jornalismo, que este ano recebe o sociólogo Enrique Santamaría. Professor da Universidade Autônoma de Barcelona,  da Espanha, ele falará até quinta, 23, sobre os usos sociológicos da entrevista. As atividades ocorrem no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Unisinos, em São Leopoldo.

Leia Mais

O sociólogo defende que, como método, a entrevista é capaz de produzir informações reveladoras às investigações. “A investigação sociológica é um ofício. Diante de uma prática cada vez mais industrializada, sofisticada, da sociologia, está em oposição; é uma prática mais artesanal”, defende, ao propor a ida ao campo dos próprios investigadores para a realização das entrevistas. “A interpretação das respostas do entrevistado já é parte das análises. Não basta pegar as transcrições”, justifica.

Como introdução aos temas que serão debatidos nos próximos dias, Santamaría apresentou questões metodológicas e definiu o papel do investigador ante a técnica da entrevista. No final, desafiou os participantes a produzirem uma síntese sobre a relação entre a entrevista jornalística e a entrevista sociológica. O trabalho deve ser entregue na última sessão.

O tema do seminário é “Técnicas conversacionales em la investigación social” e os encontros ocorrem entre 14h e 17h30min. A promoção é da linha de pesquisa Linguagem e Práticas Jornalísticas e do Grupo de Pesquisa Estudos em Jornalismo (GPJor). A presença do professor espanhol no Brasil foi viabilizada pelo programa Professor Visitante do Exterior (PVE), da Capes.

(Texto e foto: Felipe de Oliveira)

Nenhum comentário: