07 maio 2012

Encontro discute possibilidades teóricas para a pesquisa em Jornalismo


Texto do professor português Nelson Traquina é o ponto de partida para o debate que ocorre no dia 17 de maio.
       
A fase inicial de um projeto de pesquisa é marcada por decisões e uma delas – das mais relevantes – envolve que teorias utilizar para compreender os objetos de estudo. Por isso a segunda reunião do ano do GPJor debate as possibilidades teóricas para a pesquisa em Jornalismo. Um esforço colaborativo no sentido de contribuir, sobretudo, para o delineamento dos projetos de alunos que ingressaram no mestrado e no doutorado em 2012. Será no dia 17 de maio (quinta-feira), às 14h30min.

Para iluminar a discussão, os professores coordenadores do grupo – Beatriz Marocco, Christa Berger e Ronaldo Henn – indicam o artigo O estudo das notícias no fim do século XX, do professor português Nelson Traquina. Trata-se de minucioso levantamento das várias entradas teóricas do Jornalismo. “Tentaremos também avançar na perspectiva de agregar ao levantamento do autor português possibilidades que se constituíram nesses primeiros anos do século XXI”, antecipa Henn. Todos os membros devem ler o texto com o compromisso de elaborar uma questão para o debate.

Na abertura dos trabalhos, os ingressantes que não puderam participar da primeira reunião, em abril, farão a apresentação dos seus projetos de pesquisa. Carina Mersoni, Iuri Rodrigues e João Paulo Fontoura, do mestrado, e Carmen Abreu, do doutorado, terão aproximadamente 10 minutos, cada um, para a exposição e depois poderão colher sugestões dos colegas e professores. Para saber mais sobre os encontros do GPJor basta entrar em contato pelo e-mail estudosemjornalismo@gmail.com.

(Felipe de Oliveira)

Nenhum comentário: