10 abril 2012

Novos membros falam sobre projetos de pesquisa

Primeiro encontro do ano teve ainda relato sobre o andamento da investigação do doutorando Ionio da Silva


O primeiro encontro do Grupo de Pesquisa Estudos em Jornalismo (GPJor) em 2012 foi marcado pelas apresentações. Os novos membros, cujo ingresso nos cursos de mestrado e doutorado do PPGCCOM da Unisinos ocorreu em março, falaram sobre seus projetos de pesquisa e colheram sugestões dos professores e colegas. Foi na segunda-feira, dia 09, no Centro de Ciências da Comunicação (foto).

Segundo a professora Christa Berger, o propósito era saber mais sobre as propostas de pesquisa e socializá-las entre todos os membros. “Um momento muito mais de escuta [para os novos alunos] do que de defesa do projeto. É apenas um esboço do que será a dissertação”, explica. “Sabendo um pouco mais das pesquisas de cada um vamos preparar os próximos encontros”, antecipa o professor Ronaldo Henn. A professora Beatriz Marocco também participou dos trabalhos, fazendo sugestões aos projetos.


Depois de ficar afastada durante a licença maternidade, a mestranda Júlia Capovilla, da turma de ingresso em 2010, orientada pela professora Beatriz, voltou ao grupo. Ela deu à luz a Augusta, em agosto do ano passado. Seu prazo para defesa da dissertação foi prorrogado e o curso deve ser concluído em junho.


Na segunda parte do encontro, o doutorando Ionio Alves da Silva, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), relatou o andamento da pesquisa que faz sob a orientação de Ronaldo Henn, no projeto Dinter Unisinos/UFPI. Ele investiga a produção jornalística de Carlos Castelo Branco, no Jornal do Brasil, no período da ditadura militar. Metodologia, principais teorias mobilizadas e bibliografia acessada fizeram parte do relato, além da seleção do corpus que será analisado.

PRÓXIMO ENCONTRO – E fique atento: a data do próximo encontro do GPJor mudou. Será no dia 17 de maio, uma quinta-feira. Isso porque na segunda alguns membros têm outros compromissos profissionais e acadêmicos, o que inviabilizaria suas participações – como ocorrera na primeira reunião. A mediação possível foi alternar os dias para a realização dos encontros do primeiro semestre entre segundas e quinta-feiras.


Os projetos

Taís Seibt abriu os trabalhos apresentando sua proposta, que visa a compreender a incidência da internet nas práticas de uma redação de jornal impresso. A mestranda pretende comparar a série de reportagens “Brasil de Bombachas”, de Zero Hora, publicada originalmente no impresso, na década de 90, e refeita no ano passado. Em seguida, a doutoranda Antonia Costa falou do projeto que refletirá sobre a produção radiofônica da Rede de Notícias da Amazônia, com um olhar especialmente voltado ao jornalismo ambiental.


Analisar a credibilidade do jornalismo na internet é o que propõe o mestrando Pedro Barbosa. Para tanto, pretende debruçar-se sobre a notícia equivocada da morte do comunicador Amin Khader, em 2011, que acabou desmentida depois de ser veiculada pela TV Record a partir de boatos que circularam no Twitter. O último a apresentar-se foi Felipe de Oliveira. O doutorando pesquisará o ciclo do acontecimento sobre os movimentos sociais e propõe o acompanhamento das rotinas de produção de três jornais de referência: um no Brasil; um nos Estados Unidos; e um na Espanha.


A definição sobre quem serão os professores orientadores dos alunos que ingressaram em 2012 na LP2 - Linguagem e Práticas Jornalísticas – assim como nas demais linhas de pesquisa – ainda não foi divulgada pela coordenação do PPGCCOM. A expectativa é que o anúncio saia até o final desta semana.
.
(Texto e foto: Felipe de Oliveira)

2 comentários:

bsallet disse...

Ótima matéria, Felipe. Obrigada!

Felipe de Oliveira disse...

Valeu, Beatriz! Vamos falando pra manter esse espaço movimentado... Abraço!