21 novembro 2011

Um olhar das práticas através da entrevista

Beatriz Marocco (Unisinos)
O 4º Seminário Aberto de Jornalismo, promovido pelo Grupo de Pesquisa em Jornalismo - GPJor, do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Unisinos, foi aberto na manhã de hoje com a fala da professora doutora Beatriz Marocco. Além de apresentar um mapa de como será o encontro, destacou que discussões em torno da entrevista serão o norte para os debates. A proposta é olhar as práticas jornalísticas a partir da entrevista. “Pensamos a entrevista como forma de aproximar a prática jornalística”.
Beatriz coordena a pesquisa O controle discursivo que toma forma e circula nas práticas jornalísticas, desenvolvida com financiamento do CNPq. O trabalho tem o olhar voltado para o controle discursivo. E para chegar a ele, foi necessário um movimento em direção aos jornalistas de redação. O primeiro passo foi a aplicação de uma enquete com 49 questões. Para se ter idéia, numa primeira fase, o questionário foi respondido por 57 jornalistas de 49 cidades do Rio Grande do Sul. E, na segunda fase, foi respondido por 73 jornalistas de jornais de referência (ZH, Folha e Estadão).
Num segundo momento, a pesquisa focou na técnica de entrevista em profundidade. Entre 2010 e 2011 foram ouvidos 14 jornalistas, entre eles 10 brasileiros, uma portuguesa e três espanhóis. Muitos mapeados pela enquete ou pela referência do pesquisador. As entrevistas levaram em média uma hora e meia e sempre tendo como apoio o grupo de pesquisa GP Jor. “O que marca bem é que comecei pensando em controle discursivo. E, como jornalista, sempre pensei que somos muito controlados. E com as entrevistas em profundidade fomos vendo que esse controle também corresponde a resistência”, aponta Beatriz.
Angela Zamin (Unisinos)
Em seguida, a doutoranda Angela Zamin apresentou alguns números levantados a partir da enquete. A partir daí, os trabalhos efetivamente foram abertos com a apresentação da primeira mesa. Nela, Eduardo Veras, da Unisinos, Fábio Pereira e Maria Jandyra Cavalcanto Cunha, ambos da UNB, e Isabel Travancas, da UFRJ, falam sobre jornalista enquanto entrevistado e entrevistador.
.
(Texto: João Vitor Santos)
(Fotos: Beatriz Sallet)

Nenhum comentário: