11 novembro 2011

Métodos, estratégias e técnicas

As professoras Elisabeth Torresini, da Faculdade Porto-Alegrense (FAPA), e Maria Jandyra Cavalcanti Cunha, da Universidade de Brasília (UNB), e a jornalista e escritora Carla Mühlhaus, sob mediação do professor Ronaldo Henn, debaterão durante o 4º Seminário Aberto de Jornalismo a temática “Métodos, estratégias e técnicas” a partir do tema geral do evento que é “A entrevista – nas práticas e nos estudos em jornalismo”. Promovido pelo Grupo de Pesquisa Estudos em Jornalismo – GPJor (PPGCC/Unisinos), o evento acontece nos dias 21 e 22 deste mês, das 9h às 17h, na Unisinos, São Leopoldo, e integra as ações da pesquisa O controle discursivo que toma forma e circula nas práticas jornalísticas, coordenada pela professora Beatriz Marocco.
.
As inscrições se encerram no dia 18 e podem ser feitas aqui.
.
Mais informações sobre o Seminário Aberto de Jornalismo, aqui.
.
Saiba mais sobre os palestrantes:
• Carla Mühlhaus - Jornalista e escritora, mestre em comunicação e cultura pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde defendeu dissertação sobre a entrevista jornalística. Atuou como redatora e produtora editorial freelancer para as editoras Aeroplano, Senac Rio, (X) Brasil e Record. Escreve para agências de comunicação e presta assistência editorial. Autora de “Por trás da entrevista” (Record, 2007).
.
• Elisabeth Torresini - Doutora em História do Brasil (UFRGS, 2002), professora convidada dos cursos de especialização da FAPA. Atua na Editora Medianiz. Pesquisa a história cultural das editoras, livros e leitura; história empresarial e institucional. É autora, entre outros, de “Editora Globo: uma aventura editorial nos anos 30 e 40” (EDUSP e Editora da UFRGS, 1999) e “História de um sucesso literário: Olhai os lírios do campo de Erico Verissimo” (Literalis, 2003).
.
• Maria Jandyra Cavalcanti Cunha - Doutora em Linguística pela Lancaster University, da Inglaterra; mestre em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina; e licenciada em Letras  pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Realizou estudos de pós-doutorado em Linguística Aplicada na Universidade Estadual de Campinas e em Comunicação na Universidade de Brasília. Lecionou no Instituto de Letras da UnB e na Faculdade de Humanidades e Educação da The West Indies University.  Atualmente é Pesquisadora Plena no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UnB.
.
(Angela Zamin)

Nenhum comentário: