10 março 2011

Livro problematiza o acontecimento jornalístico


O livro “Jornalismo e acontecimento: mapeamentos críticos” (Editora Insular, 2010), organizado por Marcia Benetti e Virginia Pradelina da Silveira Fonseca, é o primeiro livro produzido no âmbito do convênio de cooperação Procad/CAPES que reúne os programas de pós-graduação em Comunicação da UNISINOS, UFMG, UFRGS e UFSC, através do Procad/Capes. Trata-se de pesquisa que investiga o conceito de acontecimento em perspectiva multidisciplinar para formar uma epistemologia do acontecimento jornalístico.
A obra traz dez textos que problematizam o acontecimento jornalístico. Foram revisadas criticamente as teorias sobre a temática do acontecimento, contextualizando-as e trazendo-as para a reflexão no interior das teorias do jornalismo. Este livro resulta deste empreendimento teórico, ao qual se deve o seu caráter de mapeamentos críticos. Está organizado em três partes. Interfaces disciplinares, textos que pensam o jornalismo a partir de sua relação com outros campos do conhecimento, especialmente a sociologia, a filosofia, a história, a arte e a semiótica. Incursões sistematizadoras, mapeamentos mais específicos do jornalismo, trabalhando abordagens, tipologias e estatutos do acontecimento. Reflexões aplicadas, escritos que articulam a reflexão teórica sobre acontecimento a estudos aplicados sobre noticiabilidade, agendamento e enquadramento.
.
(Angela Zamin)

Um comentário:

Angel Scremim disse...

Boa tarde, desculpa a liberdade de me comunicar atraves do blog, mas por acompanha-lo me senti livre para meu pedido. Sou estudante de jornalismo da Anhembi Morumbi, e estou fazendo um trabalho sobre midias digitais,gostaria então de entrevistar via e-mail algum jornalista experiente que utilize a internet como ferramenta de trabalho.Segue meu e-mail para contato angelscremim@hotmail.com, meu nome é Angela. Muito obrigada!!!