08 junho 2009

Tecnologia e produção de informação entre os temas do Seminário Aberto de Jornalismo

'
(clique na imagem para ampliar)
.
O debate acerca da tecnologia e das novas formas de produzir e consumir informação é uma das propostas do 3º Seminário Aberto de Jornalismo, que acontece no dia 23 de junho, a partir das 14h, na UNISINOS. A temática será trabalhada pelas mestrandas do PPGCC/UNISINOS e integrantes do GPJor, Grace Bender Azambuja e Maria Joana Chaise. Segundo Grace Azambuja, “a rápida transformação de celulares e smartphones em dispositivos cada vez mais ubíquos e nômades têm permitido o acesso a lugares e circunstâncias nas quais câmeras e repórteres dificilmente chegariam. Capacitados com recursos para registro de informação multimidiática (áudio, imagem e texto) e publicação simultânea na web, estes aparelhos têm se tornado importantes instrumentos na produção de material inusitado e de alto teor jornalístico por cidadãos comuns”. Grace Bender Azambuja é graduada em Comunicação Social, habilitação Jornalismo, pela Universidade de Santa Cruz do Sul, tem atuado com a produção de conteúdos multimídia para ambientes digitais e o desenvolvimento de ferramentas comunicacionais para o ensino à distância universitário. Também possui experiência no exterior, onde atuou na produção e redação da TV do Campus da Universidade Eberhard Karls, Alemanha.
Para a mestranda Maria Joana Chaise, que vem desenvolvendo pesquisa sobre webjornalismo participativo e jornalismo cívico, “a tecnologia está causando uma ruptura dos modelos convencionais de produção de informações jornalísticas e, ainda, de consumo destes materiais. O próprio ato de ler, agora, é sinônimo de participar. E é da atuação destes leitores – agora chamados repórteres, testemunhas ou mesmo protagonistas –, que surgem novos conteúdos. A proposta da mestranda é “problematizar as características deste conteúdo produzido pelos leitores a partir dos conceitos de jornalismo participativo, colaborativo, cidadão e cívico. Ainda, discutir as implicações da inclusão destes leitores no processo de produção jornalística”. Maria Joana Chaise é graduada em Comunicação Social, habilitação Jornalismo, pela Universidade de Passo Fundo, é especialista em Gestão Estratégica de Marketing em Serviços e Varejo e tem experiência profissional em jornalismo impresso e na área organizacional.
Promovido pelo GPJor – Grupo de Pesquisa Estudos em Jornalismo, vinculado à linha de pesquisa Linguagem e Práticas Jornalísticas, do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da UNISINOS, o evento se propõe a debater questões que tangenciam a mobilização por políticas públicas de comunicação que em dezembro culminará na realização da Confecom – Conferência Nacional de Comunicação.
.
Outros Temas
Sob o tema central ‘Jornalismo e Cidadania: tecnologias, conteúdos e atores’, o 3º Seminário Aberto de Jornalismo englobará as palestras ‘A mídia e as práticas dos movimentos sociais’, pelos mestrandos do PPGCC/UNISINOS e integrantes do GPJor, Daniel Cassol e Vera Martins; ‘Relações entre pesquisa acadêmica e movimentos sociais’, pela professora doutora Christa Berger, integrante do Grupo; e ‘Sociedade Civil e a Conferência Nacional de Comunicação’, a cargo do professor da UNISINOS Pedro Osório, secretário executivo do FNDC – Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação.
.
Inscrições Abertas
O 3º Seminário Aberto de Jornalismo será realizado dia 23, na Sala 3A108, na UNISINOS. O evento vale horas complementares para os estudantes de Graduação da Unisinos. As inscrições podem ser realizadas na Central de Relacionamento UNISINOS.
.
(Angela Zamin)

Nenhum comentário: