12 junho 2009

Mídia, movimentos sociais e pesquisa acadêmica em debate pelo GPJor


(clique para ampliar)
.
‘A mídia e as práticas dos Movimentos Sociais’ é um dos temas do 3º Seminário Aberto de Jornalismo. A temática será abordada pelos mestrandos Daniel Cassol e Vera Martins, do Programa de Pós Graduação em Ciências da Comunicação da UNISINOS e integrantes do GPJor – Grupo de Pesquisa Estudos em Jornalismo. Segundo Cassol, “as reivindicações por mais democracia nas comunicações, movimentos sociais e organizações da sociedade civil limitam-se à defesa de mais acesso à mídia. Mas o que fazer com a mídia?”. A partir desta indagação, Daniel Cassol irá “problematizar algumas experiências em jornalismo popular alternativo em relação às suas práticas e conteúdos, buscando pistas sobre as potencialidades de uma prática jornalística contrahegemônica”. Daniel Cassol graduou-se em Jornalismo, pela UFRGS, em 2004, e atualmente estuda as práticas e discursos da imprensa popular alternativa, através de uma análise do jornal Brasil de Fato.
A partir de dados levantados no desenvolvimento da pesquisa de mestrado, Vera Martins buscará “refletir sobre as experiências das mulheres do MMC/RS – Movimento de Mulheres Camponesas do RS – com a mídia, apresentar suas práticas de comunicação e alguns elementos que caracterizam estas práticas”. Vera Martins é bacharel em Comunicação Social, habilitação Relações Públicas, pela Feevale, e atua como assessora de Relações Internacionais da Prefeitura de São Leopoldo.
.
Movimentos sociais e pesquisa acadêmica
‘Relações entre pesquisa acadêmica e movimentos sociais’ é o tema da palestra da professora doutora Christa Berger, coordenadora do PPGCC/UNISINOS e integrante do GPJor. Christa Berger parte “do ponto de vista de que a pesquisa acadêmica é trabalho coletivo para produzir pensamento crítico e iluminar zonas problemáticas da realidade”. Para a professora, “no caso da pesquisa em comunicação, o dever do trabalhador intelectual é contribuir para a compreensão do poder dos produtos midiáticos, a elaboração da crítica e o exercício criativo e experimental para a produção em outros formatos. Os Movimentos Sociais, pelo lugar de contestação que ocupam na sociedade, são interlocutores da ação do trabalhador intelectual.”
.
Outros temas
Sob o tema geral ‘Jornalismo e Cidadania: tecnologias, conteúdos e atores’ o evento englobará também as palestras ‘A tecnologia e as novas formas de produzir e consumir informação’, pelas mestrandas Grace Bender Azambuja e Maria Joana Schaise, e ‘Sociedade Civil e a Conferência Nacional de Comunicação’, a cargo do professor Pedro Osório, secretário executivo do FNDC – Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação.
O 3º Seminário Aberto de Jornalismo é uma promoção do GPJor – Grupo de Pesquisa Estudos em Jornalismo, vinculado à linha de pesquisa Linguagem e Práticas Jornalísticas, do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da UNISINOS. O evento que será realizado no dia 23 de junho, às 14h, na Sala 3A108, se propõe a debater questões que tangenciam a mobilização por políticas públicas de comunicação que em dezembro culminará na realização da Confecom – Conferência Nacional de Comunicação.
.
Inscrições abertas
A Central de Relacionamentos UNISINOS está recebendo inscrições ao 3º Seminário Aberto de Jornalismo. O evento é gratuito e vale horas complementares para os estudantes de Graduação da UNISINOS. Os interessados em obter certificado de participação no evento devem pagar taxa de R$ 9,00, quando da efetivação da inscrição na Central de Relacionamento.
.
(Angela Zamin)

Nenhum comentário: