19 janeiro 2009

Jornalismo público é tema de programas



O debate sobre o jornalismo público no Brasil é o tema da série de entrevistas realizadas na disciplina de Crítica das Práticas Jornalísticas por mestrandos e doutorandos do PPG em Ciências da Comunicação da Unisinos, em sua maioria integrantes do GPJor. Reunindo profissionais e pesquisadores da área, foram produzidos dez programas em áudio que totalizam cerca de uma hora de gravação. A Série Jornalismo Público será veiculada, em breve, aqui e em rádios universitárias.
.
- Temáticas: o que é jornalismo público, seu surgimento nos Estados Unidos e o uso do conceito no Brasil é a temática que abre a Série, que discute também a função pública do jornalismo e a formação dos jornalistas nesse sentido. As experiências brasileiras, especialmente a TV Brasil, mantida pela EBC – Empresa Brasil de Comunicação –, e a Fundação Cultural Piratini, mantenedora da TVE e da FM Cultura no Rio Grande do Sul, e o financiamento da comunicação pública são outros temas trabalhados a partir dos entrevistados.
A série contempla, ainda, reflexões sobre jornalismo público e canais privados; jornalismo público e a participação dos cidadãos; e jornalismo público e o terceiro setor. Também perpassa a Série de programas a indagação: há jornalismo público no Brasil?
.
- Entrevistados: o trabalho de produção da Série Jornalismo Público, desenvolvido ao longo do segundo semestre de 2008, na disciplina de Crítica das Práticas Jornalísticas, foi finalizado em janeiro deste ano. Participam como entrevistados os professores, pesquisadores e jornalistas: Eugênio Bucci, pesquisador visitante do ILEA/USP, ex-presidente da Radiobrás, membro do Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta (TV Cultura/SP); Helena Chagas, diretora de Jornalismo da EBC – Empresa Brasil de Comunicação; James Görgen, mestrando do PPG em Comunicação e Informação da UFRGS, coordenador do Projeto Donos da Mídia no Brasil, foi secretário-executivo do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação e vice-presidente do Conselho Deliberativo da Fundação Cultural Piratini (TVE e da FM Cultura/RS), atualmente participa do curso de formação para a carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Ministério do Planejamento; Laurindo Leal Filho, da ECA/USP e do PPG da Faculdade de Comunicação Casper Líbero, apresentador do programa VerTV, pela TV Brasil e TV Câmara, ouvidor da EBC – Empresa Brasil de Comunicação; Luiz Martins da Silva, da UnB, coordenador do projeto SOS Imprensa, que acompanha e analisa casos de erros e abusos da mídia, Marcio Fernandes, da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, presidente do Fórum Nacional de Coordenadores de Comunicação das Universidades Estaduais e Municipais; Tereza Cruvinel, presidente da EBC – Empresa Brasil de Comunicação, gestora da TV Brasil.
.
- Produção: a produção da Série Jornalismo Público foi realizada pelos alunos Angela Zamin, Camila Arocha, Daniel Cassol, Eloísa Klein, Felipe Boff, Grace Kelly Bender Azambuja, Helio Paz, Jaqueline Torres, Joel Guindani, Luis Marcelo Miranda, Maria Joana Chaise, Marina Chiapinotto e Vera Martins, sob a supervisão da professora doutora Beatriz Marocco.
.
- Contato: a solicitação do material em áudio pode ser realizada pelo e-mail estudosemjornalismo@gmail.com
.
(Angela Zamin)

2 comentários:

Fred Tavares disse...

Parabéns a todos! Muito bom!
(Fred Tavares)

GPJor - Estudos em Jornalismo disse...

Gostei do selinho/carimbo.
Também quero registrar que a aceitação dos programetes está sendo bem legal. O pessoal aqui de Passo Fundo achou a proposta muito interessante.
(Maria Joana)