10 dezembro 2008

A produção do GPJor em outros espaços


Além das pesquisas discutidas nos seminários de dissertação, a produção do GPJor foi recentemente apresentada durante o 6º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo.

Na mesa-redonda “Categorias da Pesquisa em Jornalismo”, Christa Berger realizou um mapeamento de três grandes eixos da investigação jornalística no país: um eixo teórico-conceitual (constituído por autores e conceitos-chave), um eixo institucional (constituído por linhas e grupos de pesquisa) e um eixo pessoal (atrelado à formação de cada pesquisador em distintas áreas do pensamento sobre jornalismo e comunicação). Essa “tríplice possibilidade de organização", diz a professora, aponta para a riqueza e para as bases daquele que seria, formal e epistemologicamente, o “campo do jornalismo” no Brasil.
Outros quatro integrantes do grupo apresentaram textos em mesas coordenadas e comunicações individuais. A seguir, os resumos e títulos dos trabalhos.
.
Entrevista jornalística, confissão e as neoconfissões na mídia brasileira
Profa. Dra. Beatriz Marocco
Resumo: Este texto focaliza a entrevista, como um modo jornalístico de “busca da verdade” que se apóia no ritual da confissão. Tal objeto se constitui em um percurso epistemológico que aproxima o que disse M. Foucault sobre a confissão como técnica disciplinar às formas de entrevista dadas a ler, ouvir e ver nas mídias e à disciplina que configura e perpassa as práticas do jornalismo (MORIN, 2000; DENT, 2008). Três entrevistas que formam um pequeno corpus, selecionado do acompanhamento diário de diferentes mídias, provocaram insights úteis para a constituição de uma tipologia.
Palavras-chave: entrevista, confissão, jornalismo, práticas jornalísticas, verdade
.
Do documentário ao jornalismo: acontecimento, tempo e memória em Cabra marcado para morrer
Prof. Dr. Ronaldo Henn
Resumo: O filme Cabra marcado para morrer, de Eduardo Coutinho, problematiza questões
fundamentais na constituição de uma epistemologia do fazer jornalístico. A natureza do acontecimento, as dinâmicas do tempo e as tramas da memória formam os vértices que compõem a narrativa do filme e sobre os quais o jornalismo também se funda. O artigo estabelece alguns nexos sobre esta constituição a partir da natureza semiótica dos sistemas implicados. O documentário adensa o jornalismo, dinamizando agenda e linguagem, entre outros itens e irradiando pontos fronteiriços para um centro, via de regra, conservador.
Palavras-chave: jornalismo, documentário, acontecimento, tempo, memória
.
Os textos acadêmicos brasileiros sobre jornalismo internacional e América Latina: análise, tendências e perspectivas
Doutoranda Ângela Maria Zamin
Resumo: O artigo reflete acerca de algumas perspectivas de discussão sobre Jornalismo Internacional e América Latina, a partir da identificação e cotejo a textos acadêmicos brasileiros sobre essa temática. Desenvolve uma análise que visa a apresentar tendências e perspectivas analíticas, por meio de um mapeamento e, posterior, movimento de apropriação de um conjunto desses trabalhos, dos anos 80, 90 e 2000.
Palavras-Chave: Jornalismo internacional; América Latina; Estudos acadêmicos.
.
O bem viver “revistado”: materialidade, discursividade e prática jornalística
Doutorando Frederico de Mello Brandão Tavares
Resumo: Este texto busca observar como a revista Vida Simples, publicada mensalmente pela Editora Abril, enquadra uma temática específica – a da qualidade de vida – revestindo sua prática jornalística de elementos específicos. A fim de perceber algumas afetações recíprocas existentes no encontro entre “a revista” e “o bem viver”, realiza-se o seguinte percurso: 1) apresentação da publicação, 2) apreensão de sua “morfologia”, 3) problematização de seus principais elementos. Neste conjunto, pretende-se apontar para como o tema da revista é pensado e organizado, “revistando-se” material e discursivamente, ao mesmo tempo em que atua sobre os sentidos jornalísticos aí construídos.
Palavras-chave: revista; jornalismo especializado; qualidade de vida; materialidade; discurso.
.
(Fred Tavares)
.
* Fotos: Angela Zamin

Nenhum comentário: