16 novembro 2008

Na luta, aos 82 anos



O comunicador paraguaio Juan Díaz Bordenave, 82 anos, fez aconferência de abertura e participou de toda a programação do XIII Colóquio Internacional de Comunicação para o Desenvolvimento Regional - REGIOCOM, em Pelotas, RS. Autor de dezenas de livros, como "Comunicação e Planejamento" (comHorácio Martins de Carvalho), "Comunicação Rural: discurso e prática"e "O que é Comunicação", Bordenave fez de sua palestra um relato de sua trajetória, de técnico agrícola no interior do Paraguai a "comunicador para o desenvolvimento", como ele se define. Contou, também, de como as idéias de Paulo Freire sobre diálogo e participação transformaram a orientação de sua prática e de seus estudos. "Todavia, embora no Terceiro Mundo se fale muito de participação democrática, na prática, em muitas instituições de desenvolvimento, ainda a comunicação é autoritária e manipuladora Daí eu ter aprendido que a participação", pondera Bordenave, no texto da palestra, cuja íntegra pode ser lida aqui.
Formado em Agronomia pela Escola Nacional de Agricultura, na Argentina, ele fez seu mestrado em Jornalismo Agrícola, na Universidade de Wisconsin (EUA), tornando-se PhD em Comunicação no ano de 1966, pela Universidade do Estado de Michigan. Além da formação
acadêmica, sua trajetória profissional sempre esteve ligada a questões do desenvolvimento e da comunicação rural. Bordenave trabalha atualmente no governo do Paraguai, como assessor daSecretaria de Informação e Comunicação para o Desenvolvimento. Em breve, passará a integrar o Conselho Nacional de Educação daquele país. Entre as ações da pasta nos primeiros dias de governo, ele destaca a criação de uma agência de notícias estatal e a implementação da transparência nas informações públicas. Bordenave também trabalha na criação de um curso técnico em Comunicação para o Desenvolvimento,com duração de dois anos e meio, que tem o objetivo de formar mil tecnólogos em três anos, em pelo menos quatro instituições universitárias do Paraguai. Também elaborou o Guia de Planificação Participativa de Estratégias de Comunicação em Saúde, que o Ministériode Saúde Pública do Paraguai vai utilizar em 2009 com trabalhadores na área de saúda do país. "Não são grandes revoluções, mas para o Paraguai é muito importante", concluiu, em conversa com integrantes do grupo de Estudos em Jornalismo da Unisinos. Mais sobre Bordenave, aqui.
.
(Daniel Cassol)

Nenhum comentário: