10 julho 2008

Definida a agenda de encontros

A Christa, a Bea e eu já definimos o calendário de encontros do GPJor para o próximo semestre letivo. A atividade inaugural envolverá prioritariamente os dois doutorandos da turma 2007 (Frederico e Cíntia) e será aberta a todos os pesquisadores do Grupo. Trata-se da primeira sessão do Seminário de Tese, prevista para o dia 20 de agosto, uma quarta-feira, às 14h. Neste seminário, os doutorandos apresentam avanços de suas pesquisas rumo à qualificação. A sessão funciona como grupo de trabalho de congresso científico. Portanto professores e alunos podem fazer intervenções trazendo contribuições e discussões que os doutorandos deverão processar para uma nova rodada do seminário, também aberta, prevista para o dia 05 de novembro, às 14h.
Manteremos as tardes de quarta-feira como nossas datas preferenciais. A reunião seguinte ao seminário será no dia 24 de setembro, em pleno começo de primavera, também às 14h. Dentro do espírito do projeto Procad, discutiremos o acontecimento jornalístico a partir de dois textos: um do Louis Quéré (QUÉRÉ, Louis. "Entre facto e sentido: a dualidade do acontecimento". Revista TRAJECTOS, Lisboa, n.6, 2005, p.59-76) e outro do Charaudeau (CHARAUDEAU, Patrick. DISCURSO DAS MÍDIAS. São Paulo: Contexto, 2006. Capítulo: "A construção da notícia: um mundo filtrado" (p.131-151). A idéia é de que já iniciemos a discussão em torno destes textos aqui mesmo, no blog, para chegarmos ao debate com mais insumos.Voltamos a nos reunir no dia 22 de outubro, encontro cuja organização ficará sob a incumbência dos estudantes. E no dia 3 de dezembro, pertinho do verão, faremos o último encontro do semestre. A pauta está em aberto e será definida ao longo das demais atividades. Mas já temos um item garantido: depois da reunião haverá nossa festa de encerramento naquele lugar do campus conhecido popularmente como “matinho”. Definições de cardápio e outras questões organizacionais deverão animar nossas conversas até lá.

(Ronaldo Henn)

6 comentários:

GPJor - Estudos em Jornalismo disse...

Na reunião do dia 24 de outubro tem que ter bolo e guaraná! É meu aniversário e no dia 25 é o da Grace!

(Marina)

Anônimo disse...

Marina!
No dia 24 de outubro a gente traz comes e bebes para o pessoal =)

(Grace)

Anônimo disse...

para o encontro de agosto acho que seria interessante termos acesso aos projetos de ingresso do Fred e da Cíntia(ou alguma reelaboração posterior a essa). assim, poderíamos nos preparar para participar da atividade e, quem sabe, contribuir de forma efetiva. (Angela Zamin)

Aline disse...

Vou ver se consigo ir a pelo menos um desses encontros (preferencialmente o da comilança) e levar meu lindo Francisco pra vocês conhecerem.
Concordo com a sugestão da Angela de disponibilizar os projetos, assim vou poder contribuir online com os colegas.
Adorei o blog e o espaço de "participações sociais", heheh... Abraços!

GPJor - Estudos em Jornalismo disse...

Mas quem sabe tu manda uma fotografia do Francisco pra gente postar aqui, né mamãe?!
Ou vai deixar a gente esperando pra conhecer teu filhote só no encontro que tu fores a São Léo???

editor de Special News disse...

O Fred e a Cíntia deverão entregar o texto para o Seminário uma semana antes. Poderemos repassar, via email, para todos.
Ronaldo